E conhecereis a Verdade e a Verdade vos Libertará. João 8:32

TV Amigos da Verdade

Visitas Online

Nosso MSN

COMUNIDADE NO ORKUT

Ajude a Rádio ADVEN

Pensamentos da Semana

A voz da Conciencia jamais foi silenciada sem prejuízo.Anna Jameson.

Localize Uma Igreja

sábado, setembro 19, 2009

O MAR DOS MILAGRES




PORQUE O MAR DA GALILÉIA FOI O LUGAR MAIS IMPORTANTE PARA JESUS?

Em o novo testamento ele pode ser o Mar de Tiberíades (joão6:1),o Mar (marcos4:1e5),ou simple
smente Lago de Genesaré (lucas5;1). Lucas é o único que o chama de lago,em função talvez de conhecer bem mais o mundo que os demais apóstolos.
Após o ano 70 d.C..,com a destruição de Jerusalém,a Galiléia tornou-se o novo foco do judaísmo e às margens do lago foram edificados vários centros de estudos religiosos e sinagogas.
Para uns, Omar da Galiléia tem o formato de harpa; outros afirmam que o ruído de suas ondas tem o som desse instrumento musical. Mas o fato é que ele foi testemunha de milagres e palavras de Cristo, cuja música ressoa até hoje.
A maior parte do ministério de Jesus aconteceu na galiléia. Segundo historiadores, em torno do la-
go havia cerca de nove cidade,com aproximadamente 15mil habitantes cada uma. Cafarnaum, era uma delas onde grande parte da população era de pescadores, foi o centro das pregações de Jesus.
A paisagem do lugar, as águas azuis e cálidas do mar e a brisa constante devem ter contribuído, de alguma forma, para manter Jesus na região.
Quando Ele queria descansar um pouco era ali que se refugiava, num barco no meio do mar ou na encosta de uma montanha à margem.
Caminhando nas praias do Mar da Galiléia, Jesus encontrou Pedro e André,enquanto pescavam.
No mesmo dia,um pouco mais adiante,viu num barco dois outros irmãos,João e Tiago,que ajudavam
 o pai a consertar as redes de pesca.Essa não foi,provavelmente,a primeira vez que Jesus os viu ou que os pescadores O ouviram.Foi,porém,o momento em que Ele os desafiou a mudarem de profissão;Vinde após Mim,e Eu vos farei pescadores de homens(mat.4;19).
O Mar da Galiléia sempre foi muito importante na produção da industria pesqueira da região,famosa
em todo o império romano.Segundo o evangelho de Lucas,a noite de pesca anterior ao dia em que Jesus convidou a Pedro para acompanha-lo não rendeu nada.Mas o fato é que depois de ensinar à multidão.
Jesus pediu,naquele mesmo dia,que Pedro lançasse a rede ao mar.O pescador experiente relutou em
obedecer.Afinal,o que um carpinteiro podia entender de pesca? Mesmo assim Pedro atendeu ao pedido
de Jesus,só para constatar em seguida o milagre que encheu dois barcos de peixes(ver lucas 5:1-11).
As encostas dos montes que circundam o Mar da Galiléia foram o púlpito de Jesus.
Muitas vezes Jesus ficava num barco enquanto os ouvintes concentravam-se na praia do lago. E as sim
contou-lhes parábolas que ainda hoje inspiram aos pregadores:o joio e o trigo,o grão de mostarda,as duas estradas,a casa da rocha,o semeador e muitas outras.
Às margens do Mar da Galiléia,Jesus multiplicou pães e peixes e alimentou com eles milhares de
Pessoas. Ali também curou centenas de enfermos,entre os quais,muitos que eram atraídos ao lugar devido às fontes de águas sulfurosas que existiam nas praias próximas a Tiberíades.
O Mar da Galiléia foi testemunha de outros milagres de Jesus.È Mateus quem descreve:Jesus entrou no
barco,e os discípulos o seguiram.E eis que veio no mar uma grande tempestade, que o barco era varrido pelas ondas.
O furor da tempestade pode ser avaliado a partir da reação dos discípulos,a maioria pescadores acostumados aos rigores do lugar. Enquanto Jesus dormia,os profissionais da pesca perdia o controlé
da situação.A paciência e a coragem se esgotaram restando um grito:Senhor,salva-nos!Senão
perecemos!(mat.8:25).O relato do evangelho sobre a reação de Jesus é simples:Jesus acordou e re
preendeu os ventos e o mar.Acalma-te,emudece!(mar.4;39).
Se os discípulos não tivesse acordado Jesus,o que teria acontecido com aquele barco?
O grande milagre aqui é saber que quando Jesus está presente,todas as tempestades da vida se acalmam.
Jesus repreendeu o vento e a fúria da água.Tudo cessou,e veio a bonança(lucas8;24).
Quando Jesus está ao leme do barco de nossa vida,podemos estar seguros de que as tormentas não nos farão ir a pique,porque Ele é a nossa paz (efésios 2:14).
Aquele fora um dia muito humano para Jesus.Não muito tempo depois de ser rejeitado por Seus parentes em Nazaré,veio a noticia da morte de João Batista,cuja cabeça serviu de oferenda macabra a Heroditas,
cunhada de Herodes.Isso levou ao recolhimento no Mar da Galiléia.A multidão,porem,assediava-O em
busca de cura e conforto.Ao cair da tarde,percebendo que as pessoas tinham fome,alimentou-as.Depois pediu aos discípulos que atravessassem o mar para o outro lado.Ele dêspediu a mutidão e subiu a um monte
para orar.
E enquanto Jesus orava,os discípulos estava outra vez em dificuldades com o mar. Na quarta vigília da noite,
 Ele se aproximou do barco andando sobre as águas.Em meio à neblina daquela madrugada tempestuosa os
 discípulos não o reconheceram.Pensaram tratar-se de um fantasma e começaram a gritar. Jesus estava
 orando,mas Ele viu os discípulos em dificuldade.Não somente viu mas foi ao encontro deles para os ajuda-
los.E quando O receberam,Logo o barco chegou ao seu destino(joão 6:21). 
O sofrimento em nossa vida pode ser tão intenso e a insegurança tão atroz que nos leve a não reconhecê-lo
nas trevas da dor.A dúvida pode nos levar ao desafio de Pedro que pediu para andar sobre as águas(mat.14:28-31). Desviar o olhar de Jesus,porém,levou-o ao fundo e ao grito!Salva-me,Senhor!(verso 30) Jesus estendeu a mão e salvou o incrédulo discípulo.Ele também pode nos resgatar do mar revolto em que muitas vezes se transforma a nossa jornada. É só crer.